Chartres

Chartres Chartres Chartres é uma comuna francesa na região administrativa do Centro, O monumento mais importante e mais visitado de Chartres é a Catedral de Chartres. O escritor inglês David Colbert citou no livro (The magical worlds of Harry Potter – A treasury of myths, legends and fascinating facts, traduzido por Rosa Amanda Strausz e […]

Chartres

Chartres

Chartres

Chartres é uma comuna francesa na região administrativa do Centro, O monumento mais importante e mais visitado de Chartres é a Catedral de Chartres.

O escritor inglês David Colbert citou no livro (The magical worlds of Harry Potter – A treasury of myths, legends and fascinating facts, traduzido por Rosa Amanda Strausz e revisado por José Tedin Pinto e Sérgio Bellinello Soares): « […] Os druidas atuavam como sacerdotes, professores e juízes. Também se reuniam anualmente onde hoje é a cidade francesa de Chartres para debater questões genéricas e resolver controvérsias. »

Desde o ano 1976 a companhia de moda e perfumes Puig tem um centro de produção na cidade.

A Catedral de Chartres, também chamada de Notre-Dame de Chartres, é uma catedral católica de estilo gótico localizada na cidade de Chartres, noroeste da França. É elencada como um dos grandes exemplos da arquitetura gótica francesa ao lado das catedrais de Amiens e de Reims, e também notada por suas esculturas e vitrais.

Segundo a tradição católica, a “Sancta Camisa”, um manto que teria sido usado pela Virgem Maria, é custodiada na catedral. Peça esta que fora presenteada por Carlos, o Calvo, e que, inclusive, teria sido o motivo da construção da catedral, no século XII, após um incêndio que devastou a igreja românica que havia em seu lugar.